Skip to content

Cidade paranaense gerará sua energia com fezes de porco

25/01/2015

27 novembro 2013 às 9:30

A tecnologia milenar dos biodigestores, bastante difundida na China por exemplo, está quebrando as resistências culturais e se expandindo pelo Brasil. Agora, é a vez do município Entre Rios do Oeste no Paraná investir nesta direção. A cidade pretende gerar toda a eletricidade de que necessita, graças ao gás metano produzido pela decomposição de fezes de porcos.

O sistema planejado ligará propriedades criadoras de suínos a biodigestores conectados por gasodutos. Os produtores despejarão as fezes em containeres fechados, sem entrada de ar. A decomposição natural dos resíduos por bactérias gerará metano que seguirá pelos dutos até uma usina termoelétrica. Isto é, que gera eletricidade graças ao calor da queima do gás.

Toda a montagem está prevista para ser realizada em um ano e meio e tem uma verba inicial de R$ 19 milhões, segundo reportagem da Folha de São Paulo. Segundo este jornal, até o momento, todos os dejetos dos porcos da região – estimados ao equivalente a uma população de 500 mil habitantes – é despejado em rios locais.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: