Cidade do México tem casa térmica e resistente a terremotos
Casa Nautilus, Javier Senosiain (fotografia de Jaime Jacott)
O arquiteto Javier Senosiain, conhecido por ser inspirar na Natureza para suas criações, presenteou a Cidade do México com uma casa ecológica, que regula sua temperatura interna graças ao seu design e ainda tem uma estrutura capaz de suportar terremotos.
Concebida como uma concha em espiral, como a de um caracol, nenhuma de suas paredes é reta. O arquiteto levou em conta as necessidades dos futuros habitantes da casa e também a própria influência do espaço sobre quem o ocupa.
Assim, os ambientes são aconchegantes e acolhedores, marcados por muitas plantas, iluminação natural, vitrais que fazem um interessante jogo de luzes e muita fluidez na construção. A sala de estar, por exemplo, emerge do interior do jardim e a mesa da sala de jantar é puxada da própria parede.
Como base disto tudo, está uma forte estrutura de cimento e aço que tem boa resistência a tremores de terra. O seu sistema de ventilação permite ainda que a temperatura ambiente se adeque às estações do ano. Quando se abre a porta e o ar entra, fica mais frio ou mais quente conforme seja verão ou inverno.
A casa, batizada de Nautilus, fica entre vários edifícios, mas está rodeada de um enorme espaço verde e com uma privilegiada vista para as montanhas e, hoje, é habitada por um casal e dois filhos.
Com informações de obviousmag.org
Confira o projeto e mais fotos: