Skip to content

Chef transforma vidas por meio da gastronomia

25/01/2015

6 março 2013 às 8:30

Muitas vezes nos perguntamos como ajudar aqueles que passam por dificuldades financeiras. A pobreza prejudica não só quem a enfrenta, mas toda a sustentabilidade de uma sociedade. No geral, ela se liga com a falta de cuidados consigo próprio e com o ambiente ao seu redor. Faltam recursos não só para o próprio sustento, mas também para contribuir com os serviços essenciais para o bom convívio entre todos e com a própria natureza, como coleta de lixo, tratamento de água e esgoto, ensino de qualidade e atendimentos de saúde.

A melhor solução para mudar a vida de quem está sem dinheiro é dar ferramentas que permitam gerar ou aumentar a renda.  Isto não é, contudo, tão simples. Cada um tem seu jeito de ser e suas preferências. O que se reflete no que gostam e conseguem aprender.

Atento a tudo isto, o chef David Herzt apostou na culinária para preparar jovens entre 18 e 35 anos, com renda de até três salários mínimos para entrar no mercado gastronômico ou para empreender nesta área. Ele recebe 1100 inscrições a cada quatro meses, mas só pode escolher 50. Seu critério de escolha não é conhecimentos prévios, mas sim a vontade de progredir.

Por cinco meses, ele transmite não apenas as melhores técnicas culinárias, mas também conceitos e valores como cidadania e postura profissional. O projeto batizado de Grastromotiva existe há seis anos e mais de 90% de seus formados estão empregados.

A iniciativa conta com apoio de uma rede de restaurantes de São Paulo, incluindo casas como Fasano e Ráscal. Ela financia alunos da turma e contrata os estudantes ao final do curso.

Esta idéia surgiu quando David dava aulas de culinária como voluntário, na favela do Jaguaré. Ali, ele se encantou pela diferença que podia fazer na vida de outras pessoas e não parou mais.

Mais informações em http://gastromotiva.org.br/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: