Skip to content

Britânico cria ilha autossuficiente com PETs

25/01/2015

16 outubro 2013 às 9:30

O artista britânico Richart Sowa colocou a criatividade para funcionar e construiu para si próprio uma ilha, nas águas quentes do México, utilizando mais de 250 mil garrafas PETs. Chamado de Joyxee Island, o lugar é bem resistente e aproveitou o lixo despejado na natureza nas proximidades de Cancun.

O trabalho de Rishi, como também é conhecido tem quase 30 metros quadrados. Para tornar a estrutura estável e segura, os resíduos plásticos encontrados no mar foram misturados com raízes de plantas. Hoje, ela abriga hortas e árvores frutíferas, três praias, uma residência alimentada com painéis solares e uma máquina de lavar abastecida com a energia das ondas.

Em 2005, o local foi arrasado com a passagem do furacão Emily – mas, em três anos, a Joyxee Island estava quase totalmente restaurada. Hoje, ela recebe a visita de estudantes que aprendem mais sobre sustentabilidade e ecologia. Legalmente, o local é considerado um ecobarco, pelas autoridades públicas do México e precisa cumprir as determinações de navegação daquele país.

No Brasil, há um projeto semelhante, chamado de Ilha PET que busca construir ilhas com garrafas nas cidades amazonenses de Manaus e Maués, retirando do meio ambiente mais de um milhão de garrafas. Quando estiverem prontas, deverão acolher palestras, workshops e oficinas de manuseio de PET.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: