Skip to content

Brasileiro usa a própria água para fazer chover

25/01/2015

29 junho 2012 às 9:30

Ex-fabricante de motos-serra, Takeshi Imai ficou tão chocado ao vê-las derrubar um jacarandá de 250 anos em instantes que resolveu mudar radicalmente. Focou sua mente em invenções que servissem à Natureza e não a destruíssem. Chamou sua atenção uma técnica de fazer chover, bombardeando nuvens com iodeto de prata, um metal pesado. Provocar chuva seria uma atividade que o agradaria. Mas o engenheiro não queria fazê-lo com produto de risco ambiental.

Como também fabricou pulverizadores por 20 anos, Imai entendia de gotejamento, sendo um ‘gotólogo’ de primeira! Assim, desenvolveu uma técnica para fazer as nuvens se precipitarem recebendo gotas de água pura. O segredo está no tamanho e peso destas gotas. “Aprimorei os equipamentos até chegar ao formato de gota que provocaria chuva”, explicou Takeshi à reportagem da Revista Épcoa. Ele também desenvolveu um método para estimular uma nuvem a crescer e chover, com um pouco de água limpa.

As nuvens capazes de dar esta resposta são identificadas por radar e quando estão no ponto, recebem as gotas despejadas por pequenos aviões. Com as patentes na mão, Imai conseguiu interessar a empresa responsável pelo abastecimento de água da Grande São Paulo. Também, faz chover na Chapada Diamantina e ainda completa o serviço com sistema de plantio com ‘árvores-flechas’ lançadas do céu. “Se temos cabeça para destruir em larga escala, precisamos ter também para recuperar em larga escala”, declara o inventor.

Veja como funcionam as ‘árvores-flechas’:

Infográfico de Época Negócios – http://epocanegocios.globo.com/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: