Skip to content

Brasil participa de competição internacional de ecocasas

25/01/2015

27 julho 2012 às 10:30

Pela primeira vez, um projeto das Américas poderá participar da Solar Decathlon Europe, uma competição entre universidades do mundo todo que projetam e constroem casas auto-suficientes, alimentadas somente com energia solar. A escolha da rígida seleção foi a Ekóhouse, idealizada por meio de uma parceria entre a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a Universidade de São Paulo (USP), com colaboração da Universidade Estadual de Campinas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Santa Catarina.

O projeto da Ekó House se inspira na tradição dos índios Tupi-Guarani, buscando retratar a integração entre os ciclos da vida humana e da natureza e reforçando a relação com os ciclos naturais. O próprio nome da casa remete à tribo: Ekó em tupi-guarani significa “viver” ou “maneira de viver”. O protótipo da casa está sendo construído no campus da USP, em São Paulo, com contribuições de todos os parceiros. A produção dos quadros de bambu que funcionarão como brises para a Ekó House, por exemplo, está sendo feita em Florianópolis, de onde serão levados para instalação na Universidade de São Paulo.

Depois de prontas, as casas serão transportadas e instaladas no local de competição, que este ano acontecerá no mês de setembro em Madri, na Espanha. Todas as casas ficarão expostas para visitação pública por 17 dias. Durante esse período, o júri avalia as casas de acordo com 10 itens, como arquitetura, engenharia e sustentabilidade. Cada item tem um número máximo de pontos e a equipe que somar a maior pontuação ganha o concurso.

Ao todo, a competição dura 20 meses.

Conheça mais sobre o projeto em http://ekobrasil.org/ e nas imagens a seguir:

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: