Skip to content

Biodigestor muda a vida de produtores rurais

25/01/2015

17 abril 2012 às 14:43

Cuidar de uma criação de 5,2 mil porcos náo é tarefa fácil. Entre os principais desafios está que destino dar a todo esterco e urina produzidos pelos animais. Pois o criadouro São Pedro, no Oeste do Paraná, resolveu aproveitar todos estes dejetos em um biodigestor. O mecanismo direciona os resíduos para uma câmara fechada, onde é  decomposto por microorganismos anaeróbicos (isto é, que não precisam de oxigênio para sobreviver). Este processo gera gás, aproveitado como fonte de energia pela propriedade de 250 hectares, e uma massa rica em nutrientes que serve como biofertilizante.

Esta escolha pôs fim ao mau cheiro e às moscas que perturbavam todos os que ali viviam. Hoje, o São Pedro conta com dois biodigestores e tem energia de sobra. Seu proprietário, José Carlos Colombari, além de ter zerado a conta de luz, ainda recebe cerca de R$ 2,5 mil por mês com venda de eletricidade à rede regional. Somando os ganhos, a redução do gasto com óleo diesel e a economia gerada pelo biofertilizante, os produtos do biodigestor estão trazendo melhoria de renda para a família na ordem de R$ 120 mil por ano.

Saindo do Paraná, uma fazenda em São Paulo também resolveu apostar no aproveitamento sustentável dos dejetos. O ator e pecuarista Tarcísio Meira tem um confinamento de bois, onde cria resultado de cruzamentos entre o zebu e raças europeias. Sua propriedade também  conta com dois biodigestores grandes em atividade. As áreas irrigadas com o biofertilizante são destinadas ao cultivo de milho, que serve para a silagem para o gado. Com isso, a propriedade reduziu os gastos com adubo e a lavoura ficou mais produtiva. Para aproveitar o biogás que sai dos biodigestores, Tarcísio também montou uma miniusina. “O gerador é suficiente para tocar toda a energia, inclusive nos momentos de pico”, explica o ator.

Com informações do G1

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: