Skip to content

Agrofloresta fornecerá alimentos de graça nos EUA

25/01/2015

5 junho 2013 às 9:30

Moradores do bairro de Beacon Hill, em Seattle, nos EUA, terão o prazer de colher alimentos frescos, orgânicos e gratuitos, a poucos quarteirões de sua casa. Isto graças a iniciativa da paisagista e arquiteta Margarett Harrison que constrói uma floresta urbana comestível para a população, naquela localidade.

Margareth é responsável pelo projeto Beacon Food Forest, e conseguiu o apoio do governo de Seatle para executá-lo em uma área de cerca de 20 mil m², com bastante incidência de sol e ocupada, até então, apenas por um gramado.

A profissional acredita que ao produzir os alimentos localmente e permitir a colheita livre, a cada época, também irá fortalecer os laços sociais da população, estimulando o convívio, conversas e refeições compartilhadas. Seu lema é: cultivar alimentos, cultivar comunidade (em tradução livre).

A técnica de plantio que ela utiliza é a de agrofloresta, que forma diferente camadas de vegetação, onde as pioneiras – que crescem com facilidade debaixo de sol direto e solo pobre – vão gerando matéria orgânica, nutrientes e sombra para as espécies maiores vingarem e se estabelecerem.

Com o tempo, cada extrato de vegetação germina e dá folhas, frutos e sementes na época certa para sua espécie, possibilitando colheitas e retro-alimentando todo o sistema com as sobras deixadas na terra, como mostra a ilustração abaixo:

Quer saber mais? Acesse:
http://beaconfoodforest.weebly.com/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: