Skip to content

A importância das árvores

25/01/2015

6 dezembro 2013 às 16:00

Por falar em tradições, alguma vez você já se perguntou por que enfeitamos uma árvore no Natal? As árvores são grandes geradoras e mantenedoras da vida.

Através de suas raízes, sugam água do subsolo e ao transpirarem por suas folhas, aumentam a umidade do ar e geram nuvens, que depois, formam a chuva. Esta, por sua vez, ao cair, reaviva o solo e todas as plantas e animais. Um ciclo benéfico para todos.

Além disto, como todos sabem, nossas amigas verdes também são responsáveis por transformar o gás carbônico em oxigênio, através da fotossíntese. Elas também o capturam e armazenam ao crescer e deixam o ar mais limpo. Sua importância também se deve ao fato de gerarem sombra, frutos e sementes comestíveis, como nozes e castanhas, além de servirem de abrigo para uma infinidade de espécies de insetos, pássaros e até mamíferos, como macacos e felinos, que gostam de dormir sobre troncos.

Algumas ainda nos dão seivas preciosas, como a seringueira, com seu látex, base da fabricação da borracha ou o bordo com seu xarope delicioso (maple syrup). Outras têm raízes, folhas ou flores com propriedades medicinais. Em um sacrifício maior, elas também nos oferecem sua madeira tanto como lenha como para fabricação de barcos, móveis e até casas inteiras.

Assim que, nas tradições antigas, se enfeitavam as árvores como uma gratidão por todos os serviços que elas nos prestam. Com o tempo, devido ao frio no hemisfério Norte na época do Natal, passou-se não só a enfeitar as árvores do lado de fora, como uma homenagem, mas também escolher uma de pequeno porte para ser trazida para dentro de casa e ser um símbolo marcante desta festa anual.

Nesta se colocam os desejos, os votos de felicidade, os agradecimentos e aos seus pés, os presentes para cada pessoa daquele domicílio, tornando-a assim o ponto principal da celebração.

Hoje, a maior parte das árvores de Natal são artificiais, o que poupa a vida de árvores reais. Mas nem por isto vamos deixar de reverenciar as que vivem do lado de fora e de cuidar para que estejam bem, tenham espaço, luz, solo fértil e água suficiente para crescerem e se manterem saudáveis, não é mesmo?

Nesse Natal, adote uma árvore para cuidar. Se não tiver nenhuma por perto, que tal plantar uma? Confira os cuidados para escolher uma muda e como fazer um plantio …

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: