Skip to content

Rocinha ganha escola integral de tecnologia

24/01/2015

17 dezembro 2012 às 19:00

Dar uma boa formação aos jovens é uma das maiores necessidades que o Brasil tem. Muitas iniciativas cuidam deste objetivo e uma delas será inaugurada em 2013 na Rocinha, justamente na área que mais atrai a juventude, atualmente, a tecnologia.

A comunidade da Zona Sul carioca, recentemente pacificada, receberá uma escola de tempo integral, batizada de Ginásio Experimental de Novas Tecnologias (GENTE) pela

Secretaria Municipal de Educação (SME). O “experimental” do nome se deve ao fato de que, além do aprendizado formal, os alunos ali serão convidados a participar ativamente do processo de aprendizado.

Cada estudante que ingressar terá, a partir de um diagnóstico individual, a oportunidade de traçar seu roteiro de estudos, focado em suas habilidades, partindo de uma grade de atividades básicas.

A unidade foi instalada em um antigo clube esportivo local e entre as disciplinas que podem ser escolhidas constam: cineclube, construção de blogs como portfólio, inteligência artificial – em parceria com a Universidade de Stanford –, webdesign e programação básica.

Na metodologia escolhida, baseada em experiências inovadoras internacionais, “o professor se torna um arquiteto da aprendizagem do aluno, disponibilizando recursos no itinerário do estudante. Seu papel não será o de transmissor, mas daquele que garante a aprendizagem”, ressalta Beatriz Alqueres, gerente de projetos estratégicos da Secretaria.

O projeto ainda prevê o uso de tablets, smartphones e outros aparelhos para apoiar o aprendizado.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: