Skip to content

Plásticos a partir de plantas ganham espaço

24/01/2015

13 março 2012 às 9:30

Há muito tempo, a indústria química sabe fabricar plásticos a partir de material orgânico. No Brasil, por exemplo, uma grande corporação já produz plástico a partir da cana de açúcar, sem depender de petróleo. A vantagem é ter uma matéria-prima que nunca se esgotará.

Agora foi a vez de a Holanda investir nesta tecnologia. Pesquisadores da Universidade de Utrecht conseguiram transformar o gás gerado pela biomassa (restos orgânicos variados) durante a sua decomposição em etileno e propeno, bases para os plásticos comuns.

“Somente a produção de etileno no mundo é de 100 milhões de toneladas por ano. Há um grande potencial de produzi-lo não mais a partir de petróleo. Fazer isso com biomassa como fonte (não a usada por alimentos) parece uma forma muito interessante de criar uma base mais sustentável para a indústria química”, afirmou ao iG, Krijn de Jong, integrante da pesquisa.

No trabalho, a equipe liderada por Krijn criou um catalisador feito de nanopartículas separadas umas das outras por nanofibras de carbono. O método mostrou ser uma forma prática de transformar biomassa em etileno e propeno sem gerar um subproduto indesejado, o metano – um dos gases causadores do efeito estufa.

A fabricação de plásticos fica assim garantida, mesmo com a extinção do petróleo. Contudo, é preciso o cuidado de reciclá-los, pois mesmo originados de matéria biológica, eles têm a mesma resistência dos plásticos derivados de petróleo e não se degradam naturalmente

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: