Skip to content

Lugar de pneu velho é na reciclagem!

24/01/2015

20 dezembro 2012 às 7:30

Vai dar uma geral no carro neste fim de ano? Pois saiba que o Brasil tem uma das mais avançadas e rigorosas normas sobre pneus velhos. O país determinou desde 2002, com a resolução 258 do Conama – Conselho Nacional do Meio Ambiente, que os fabricantes deste úteis redondos os recolham, ao final de sua vida útil, e dêem uma destinação correta para sua carcaça.

Isto é uma questão de saúde pública, pois pneu velho jogado por aí é um ótimo criadouro de mosquitos, como o perigoso Aedes aegypti, transmissor da dengue.

Assim, a Reciclanip, entidade voltada para a coleta e reciclagem dos pneus insersíveis ligada à Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos espalhou 702 pontos de coleta pelo país. Neles, ela recebe os artigos usados e arca com todos os custos de coleta e destinação, como transporte, trituração e destinação final. Na Europa, os consumidores é que pagam uma taxa, ao adquirir pneus novos, para que a sua reciclagem seja garantida.

Para não repassar esta conta aos compradores, a indústria brasileira usou de criatividade e aqui, os pneus inservíveis são reaproveitados de diversas formas: como combustível alternativo na fabricação de cimento, como solados de sapato, em borrachas de vedação, dutos pluviais, pisos para quadras poliesportivas, pisos industriais, asfalto-borracha e tapetes para automóveis, entre outras alternativas.

Saiba mais no site da ANIP – Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos:  http://www.anip.com.br/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: