Skip to content

França alerta para os riscos das tinturas de cabelo

24/01/2015

24 fevereiro 2012 às 8:00

Um estudo na França, realizado pelo Instituto Nacional de Consumo, detectou que 17 colorações permanentes para cabelos, disponíveis no mercado local e mundial, contêm substâncias potencialmente tóxicas. Apenas uma das 18 opções testadas não apresentava riscos à saúde. Entre os componentes mais comuns e perigosos estão o amoníaco, o parafenil (PPD) e o formaldeído.

Seus efeitos nocivos são conhecidos. Entre os cabeleireiros, doenças respiratórias e dermatoses (doenças de pele) são reconhecidas como causadas pela atividade profissional. Mesmo assim, as estatísticas francesas registram que uma mulher sobre duas e um homem sobre dez continuam a tingir os cabelos.

A preocupação estética anula o medo de reações alérgicas, ou mesmo, as preocupações ambientais. Os resíduos das tinturas correm pelo ralo para junto dos cursos d’água das cidades e são de difícil tratamento.

Frente a este quadro, o Comitê Científico dos Produtos de Consumo francês (CSPC) recomenda que se evite os produtos mais tóxicos, principalmente no caso de gravidez. Ele também aconselha que se guarde a caixinha do produto por no mínimo um mês. As informações na embalagem são necessárias em caso de tratamento de desintoxicação.

As grandes marcas estão investindo em produtos elaborados a partir de matérias primas vegetais e neutras. Suas fórmulas contêm até dez vezes menos amoníaco e em torno de 5% de ingredientes ecológicos. O caminho para uma mudança maior está se abrindo. Se você pinta os cabelos, fique de olho!

Confira os dados do estudo aqui.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: