Skip to content

Trabalho voluntário: satisfação e crescimento mútuo

23/01/2015

26 agosto 2011 às 11:30

 AIV+10: O Ano Internacional do Voluntariado comemora o seu 10º aniversário

“O brasileiro é solidário. O gesto solidário faz parte da nossa cultura… É maior do que se pensa o número de pessoas que doam tempo, trabalho e talento para ajudar quem precisa”, já dizia Ruth Cardoso, ex-primeira-dama, antropóloga e grande promotora de ações sociais no Brasil, até seu falecimento em 2008, com 77 anos.

Os dados confirmam sua visão. Pesquisas recentes, divulgadas pelo portal Seja um Voluntário, mostram que 54% dos jovens brasileiros querem agir para melhorar o país. Só não sabem por onde começar. Se este é seu caso, o próximo domingo, dia 28, é uma ótima oportunidade para dar sua contribuição. Esta data foi declarada, em 1985, Dia Nacional do Voluntariado e, junto com o dia 5 de dezembro, Dia Mundial do Voluntariado, compõe uma ocasião especial, onde iniciativas que precisam de gente disposta a colocar a mão na massa se divulgam e arrecadam cadastros de novos colaboradores.

Para sua ajuda surtir um bom efeito, é preciso escolher bem a atividade em que você deseja se envolver e observar quantas horas poderá dedicar a ela. Projetos e pessoas estarão contando com seu talento! E o efeito é recompensador para ambos os lados. “Eu aprendo muito. Chego a me arrepiar com as lições que o trabalho voluntário me proporciona”, conta Vera Lúcia Augusto, voluntária da Fundação Dorina Nowill.

Este ano, as comemorações e chamados para voluntários serão ainda maiores, já que se completa 10 anos do Ano Internacional do Voluntariado, celebrado em 2001 pela ONU.

Saiba mais em:

site de voluntariado do PNUD Brasil

Centros de Voluntariado, mapeados pela iniciativa Faça Parte http://www.facaparte.org.br/

Portal Voluntários Bradesco

Seja um Voluntário

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: