Skip to content

Leões vegetarianos: é possível?

23/01/2015

28 setembro 2011 às 11:43

Ficar preso, isolado em pequenas jaulas, recebendo pouca comida e água, ou sendo explorado em shows de circo, obrigado a repetir os mesmos truques todas as noites não é um vida muita boa, não é mesmo? Ainda mais se isto acontece com animais grandes e velozes como os leões e tigres por exemplo.

Esta realidade ainda enfrentada por tantos bichos comoveu o casal Marcos e Silvia Pompeu e há 20 anos, eles montaram, em Cotia SP, um santuário para animais selvagens resgatados de maus-tratos, tráfico e acidentes. O lugar foi batizado de Rancho do Gnomos e ganhou as manchetes, recentemente, com sua campanha para resgatar o leão Simba, deprimido em um zoo desativado na cidade de Ivinhema, MS, a 800 km de distância.

A ação deu certo e Simba ‘renasceu’ no santuário, sob o nome de Antuak. Na chegada, recebeu florais e aromaterapia para se sentir bem acolhido. Este cuidado humanizado está na base da iniciativa do casal Pompeu que ama os animais. Por esta razão, são vegans – isto é, não consomem nenhum item de origem animal na sua alimentação e vestuário.

Hoje, eles atendem mais de 2500 bichos por ano, reintroduzindo-os na natureza quando possível. Isto nem sempre é pode ser feito. Assim, vivem no Rancho 13 leões, dois tigres, uma onça, macacos, bichos-preguiça, jaguatiricas e várias outras espécies, em um total de 320 animais.

Cuidar desta turma toda não é fácil. Mas o casal quer ir além. Marcos e Silvia estão buscando alternativas para alimentar os bichos também sem carne e tentam criar uma ração com soja e nutrientes sintéticos, que possam substituir as vísceras de boi, o frango e ratos usados hoje.

“Dar carne aos bichos é como trocar seis por meia dúzia. Você cuida de um e sacrifica outro”, explicou Sílvia a uma reportagem da Folha de São Paulo. Sua intenção é boa para o planeta. Considerando que o gado emite muito metano e ainda consome enormes quantidades de água, grãos e terras para sua produção, toda redução em seu consumo é bem-vinda.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: