Skip to content

Google maps registrará comunidades amazônicas

23/01/2015

13 setembro 2011 às 16:07

Parceria com Fundação Amazonas Sustentável viabilizou o projeto

Aldeias ribeirinhas e a floresta amazônica começaram a ser percorridas e registradas pelas lentes do Google Streetview. Montadas sobre um triciclo e de modo a capturar imagens em 360 graus (todos os lados, acima e abaixo também), as câmeras do portal filmarão áreas isoladas e desconhecidas pela maioria, tanto para ajudar na sua preservação como na qualidade de vida dos que ali vivem. As imagens feitas passam a impressão de que se está caminhando pelos lugares percorridos.

A opção pelo triciclo permite ir a lugares aonde só se chega a pé. As margens dos rios e riachos, as ‘estradas’ da região, serão filmadas a partir de barcos (foto) e um tripé será usado dentro da floresta.

“Nós vivemos quase no isolamento completo e agora vamos ficar expostos para o mundo. Acho que isso vai ser muito bom para nós, porque nossa comunidade tem coisa muito boa a oferecer”, disse Nadia Garrido à BBC Brasil. Nadia trabalha em uma pousada em Tumbira, na Reserva Florestal do Rio Negro, primeira localidade a receber a equipe do Google. O projeto deslanchou graças a uma parceria com a Fundação Amazonas Sustentável, que treina os moradores locais para operar os aparelhos oferecidos pelo portal e registrar eles próprios seu entorno.

“Como já acontece com o Google Street View nas cidades, todos os rostos de pessoas que aparecerem nas fotos serão borrados para que não seja possível identificação. E quem quiser vai poder pedir também que a casa seja apagada das imagens”, explicou, à rede britânica, Karin Tuxen-Bettman, uma especialista da Google enviada da Califórnia, para lançar o projeto na pequena comunidade Amazônica e ciente da preferência por privacidade que muitos possam ter.

Saiba mais aqui.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: