Skip to content

Casa ecológica pode ser erguida em 12 horas

23/01/2015

8 novembro 2011 às 10:18

A técnica de ’wood frame’ (moldura de madeira) estará disponível no Brasil, em larga escala a partir do ano que vem. Uma fábrica está sendo construída no Sul do país, com investimentos de US$ 20 milhões, incluindo equipamentos alemães para automatização de todo o processo.

Essa tecnologia permite planejar uma residência e preparar, de antemão, as estruturas de piso, forro e paredes com compensados de madeiras de reflorestamento. As peças podem então ser montadas junto com sistemas de eletricidade, isolamento, encanamento e ventilação, estudados para ter maior eficácia e aproveitamento de recursos naturais, como solares, eólicos e  águas de chuva, por exemplo.

O conjunto todo é instalado em um número de horas bem inferior ao de construções convencionais. O projeto pode ser personalizado, conforme as necessidades e preferências do cliente, reduzindo a zero o desperdício de material.

Desenvolvido há mais de 100 anos na América do Norte, o sistema wood frame representa a solução para mais de 90% das casas canadenses e suecas, mais de 75% das norte-americanas e mais de 30% das alemãs. A solução também já é empregada em vários países emergentes como Chile, China, Rússia e Indonésia, entre outros.

Uma residência de 120 metros quadrados foi erguida em 12 horas, em Curitiba, PR, para demonstrar a agilidade do sistema (foto).

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: