Skip to content

Virada Sustentável em São Paulo

22/01/2015

2 junho 2011 às 20:00

Nesse fim de semana, começam as celebrações da Semana do Meio Ambiente em vários lugares do Brasil. São Paulo, por exemplo, programou uma Virada Sustentável, com atividades que nos convidam a pensar nossa relação com a Natureza e  nos desafios provocados pelos estilos de vida atuais.

A população humana está se aproximando dos 7 bilhões de pessoas, cada vez mais concentradas em grandes cidades e afastadas do solo sadio e fértil e de nascentes de água limpa e potável. Dá para sustentar esta situação por muito tempo? Como será a vida das futuras gerações se continuarmos a produzir, consumir e descartar tantos produtos, no ritmo que estamos fazendo hoje? Como podemos estabelecer ciclos de consumo e estilos de vida sadios e inteligentes, que atendam nossas necessidades e, ao mesmo tempo, construam um bom amanhã para as crianças de hoje?

Para despertar a atenção e inspirar e difundir soluções para estes desafios, a capital paulista, nos dia 4 e 5 de junho coloca cultura e diversão a serviço da tão falada – e pouco compreendida – Sustentabilidade.

As ações previstas vão abordar questões do dia-a-dia em 180 atrações gratuitas, como piscinas de água limpa instaladas no meio do leito do Rio Pinheiros, em plena Avenida Marginal, com água tratada e filtrada do próprio rio (um dos mais poluídos do Brasil) – para provar que isto é possível; shows de música tendo água e lixo como temas; árvores gigantes feitas com madeira reutilizada encontrada em caçambas de obras – para alertar para o desperdício de materiais; exposições de fotos sobre as mudanças climáticas etc.

As atividades estarão espalhadas em sete parques públicos e diversos espaços e centros culturais da cidade, trazidas tanto pela organização do evento como por  entidades ambientalistas e sociais reconhecidas em suas áreas de atuação.

Além disto, vão buscar esclarecer que Sustentabilidade não é apenas meio ambiente, mas também envolve assuntos como direitos humanos, inclusão, justiça social, diversidade, saúde e mobilidade urbana. Afinal, o que se busca com esta palavra é alcançarmos o bem-estar coletivo.

Saiba mais em  http://www.viradasustentavel.com

S
Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: