Skip to content

Pará realiza diagnóstico sobre produção do açaí

22/01/2015

31 maio 2011 às 16:14

Uma ação conjunta do Serviço Florestal Brasileiro (SFB) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) possibilitou a realização do Diagnóstico Participativo do Uso do Açaí em municípios do Oeste do Pará.

O levantamento sobre manejo, técnicas, entre outras informações do uso do açaí – nativo e plantado – no entorno das Flonas (Florestas Nacionais) Itaituba I, Itaituba II e Trairão foi um pedido da própria população que vive desta atividade. A ação, apoiada pelo Projeto BR163, mapeou as condições de exploração, seus produtos derivados, suas cadeias de comercialização, além das áreas de plantio ou retirada do fruto nativo, com o objetivo de facilitar a legalização da produção, armazenamento, transporte, beneficiamento e ampliar a assistência técnica.

Nos municípios de Trairão, Itaituba e Rurópolis, o açaí é utilizado na produção de palmito em conserva e de polpa. Na região, o fruto é abundante e seu uso adequado  pode significar uma melhor qualidade de vida das comunidades através do aumento da renda familiar.

O Projeto BR163 – Floresta, Desenvolvimento e Participação visa consolidar o Distrito Florestal Sustentável – DFS, na área de influencia no Pará da BR-163, Cuiabá/Santarém. Além de viabilizar ações como essa, ele subsidia, com recursos financeiros, as atividades dos conselhos consultivos de várias Flonas na região, contando com doações e apoio técnico da Organização das Nações Unidas e União Europeia.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: