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Dicas para ser saudável. Comece agora!

22/01/2015

30 maio 2011 às 12:15

Existem muitas tentações nos dias de hoje que ameaçam nossa saúde: guloseimas, bebidas, farinhas refinadas e um tanto de comodidades que nos mantêm sedentários… O resultado é que o planeta sofre com um consumo excessivo de alimentos, gastos de energia e de combustível, além de produção de aditivos químicos, entre outros problemas. Outra conseqüência dos maus hábitos é que mais de 40% da população brasileira está acima do peso! Quer combater tudo isto e manter uma boa forma? Confira estas dicas:

Faça exercício – Pratique exercícios 30 minutos por dia, 3 a 4 vezes por semana.  Valem desde caminhadas leves até um programa de condicionamento físico intensivo. Consulte um médico para um check-up e escolha a melhor atividade para você.

Saboreie a comida – Pegue pequenas porções e desfrute, sem pressa, mastigando bem os alimentos. Você terá mais prazer e poderá sentir melhor do que seu corpo precisa realmente.

Coma alimentos bem nutritivos e ricos em antioxidantes – Dê preferência a uma dieta com baixo teor de gordura, cheia de frutas, vegetais e cereais. Vitamina C, Beta caroteno e vitamina E contribuem para evitar o envelhecimento, aumentam a resistência física às infecções e doenças, como do coração e disfunção cerebral, entre outras.

Não coma demais – Comer demais acaba provocando mal-estar; evite também comer entre duas ou três horas antes de ir para cama. A comida aumenta a quantidade de ácido em seu estômago e isto deixa o sono agitado.

Reduza o álcool, chocolate, alimentos gordurosos e menta – Esses alimentos são muito estimulantes e calóricos e é fácil os consumirmos em excesso. Eles também aumentam os ácidos estomacais, afetando a digestão.

Pense antes de beber – Coma algum alimento antes de consumir bebidas alcóolicas, para evitar que a bebida seja absorvida muito rapidamente. Saiba quando parar também!

Não tome muito sol – Sol em excesso estraga a pele e pode provocar desidratação. Antes das 10 da manhã e após as 15h são os melhores horários para se expor aos raios solares.

Durma bem – Durma pelo menos 8 horas por noite, num lugar tranqüilo.

Não se sobrecarregue – Faça aquilo que você sabe que vai conseguir fazer. Descanse e relaxe na proporção correta para seu corpo.

Rir, o melhor remédio – Mantenha-se positivo, com bom senso de humor; nada como uma boa risada para relaxar.

Mantenha-se ativo – Arranje sempre uma atividade para fazer; andar, praticar algum esporte, ter algum hobby, isto mantém a mente saudável.

Ajude aos outros – Procure se voluntariar para alguma atividade; ajudar aos outros traz felicidade e bem-estar.

Evite lugares com fumantes – Respirar fumaça de cigarros aumenta o risco de desenvolver câncer de pulmão, além de outras doenças respiratórias.

Frequente lugares verdes, com ar puro e horizonte largo – Paisagens que descansam a vista diminuem o stress e fortalecem o sistema imunológico.

Desfrute de silêncio regularmente – Corpo e mente se desgastam em ambientes de ruídos constantes. Resista à tentação de dormir com TV ou rádio ligados.

Expresse suas emoções regularmente, de forma equilibrada – Reter sentimentos traz tensão ao organismo, podendo ocasionar descontroles e doenças psicossomáticas.

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