Skip to content

Solução ambiental passa pelas cidades

21/01/2015

11 abril 2011 às 12:15

As cidades ocupam 2% da área do planeta, segundo a ONU. Não é muito, não é mesmo? Mas para manter o estilo de vida de seus habitantes, paga-se um preço ambiental muito alto. Monoculturas intensivas para alimentar tanta gente que não produz nem um grão sequer para seu sustento, transporte constante de mercadorias e bens, consumo exagerado de energia e toneladas e toneladas de lixo e esgoto para gerenciar, diariamente, são alguns dos fatores da vida urbana atual. Além disto, trânsito. Muito trânsito. O resultado? Cerca de 70% das emissões de gases de efeito estufa partem destes ambientes, segundo o Relatório Global sobre Assentamentos Humanos 2011.

O estudo, realizado pela ONU-Habitat , alerta que algumas áreas urbanas enfrentarão dificuldades para fornecer serviços básicos.  “Passamos o limite de 50% (da população mundial vivendo em áreas urbanas)”, disse Joan Clos, diretor-executivo da entidade. “Não há sinais de que vamos diminuir este padrão de crescimento e sabemos que, com a urbanização, o consumo de energia é maior”, para citar apenas um dos elementos envolvidos.

Antes de atingirmos pontos críticos, muitas cidades estão buscando soluções. Como diversificar as fontes de sua energia, incentivando o uso de tecnologia eólica (veja aqui novas turbinas, adequadas para casas e prédios), painéis solares, captação de água de chuva, tratamento de esgotos de forma descentralizada, através de biodigestores e até mesmo, produção de parte dos alimentos necessários à sua população, através da agricultura metropolitana.

Além disto, existem projetos para cidades livres de carros, com rios e córregos renaturalizados e novos conceitos de produção e convívio. Um modelo bastante completo pode ser conferido no site do Projeto Vênus:http://www.thevenusproject.com/  (foto) – e também neste post, onde são listadas iniciativas por cidades ecológicas. Vamos todos nos engajar? O que você faz pela sua cidade e pelo planeta?

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: