Skip to content

Reutilizar a água é lucrativo

21/01/2015

21 fevereiro 2011 às 10:14

Ser sustentável é gastar mais? Num primeiro momento, pode ser. Mas os investimentos feitos para usar melhor os recursos naturais que mantêm nossa vida se pagam em médio prazo e passam, depois, a significar economia por anos a fio.

Isto acontece, por exemplo, com um bom sistema de reuso das águas, tanto em residências como em indústrias. O primeiro passo é separá-las, de acordo com seu uso. O líquido de pias e chuveiros é chamado de águas cinzas, e é o mais fácil de ser filtrado e novamente limpo para reutilização no jardim, para lavar carros, pisos e outros objetos. As águas amarelas (misturadas à urina) e negras (a fezes) também podem ser filtradas e neste caso, geram lodo rico em nutrientes interessantes para a agricultura e nova reserva de líquidos que podem voltar para a própria descarga, por exemplo.

Só com a reutilização das águas cinzas, sem incluir a pia da cozinha, onde, em geral, há muita presença de gordura, um prédio residencial consegue economizar de 25 a 30% no consumo de água, informa Ricardo Franci, sócio de uma empresa brasileira pioneira neste sistema de reuso.

No caso de shopping centers, esse porcentual sobe para 40%, com a água sendo toda reaproveitada nas descargas dos banheiros. Outro reuso comum no caso de prédios comerciasi ou industriais são as torres de resfriamento do sistema de ar condicionado. Os resultados econômicos positivos estão fazendo este setor crescer a uma taxa expressiva de 30%.

Pesquise mais na Universidade da Água: http://www.uniagua.org.br/

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: