Skip to content

Proteger as florestas depende de todos nós

21/01/2015

14 abril 2011 às 18:00

Foto de Celso Roberto Lincango

A proteção das florestas, rico berço de espécies e substâncias,  passa por todos nós: governos, sociedade civil e empresários. Todos, de qualquer lugar em que estivermos, podemos com alguns cuidados, ajudar a combater as queimadas e desmatamentos. Estes cuidados são:

1 – Compre apenas madeira certificada – incluindo pisos e móveis

A certificação garante que a madeira foi extraída de forma sustentável, isto é, respeitando o ciclo de renovação da floresta.

2 – Caso consuma carne bovina, fique de olho na sua origem

De três bifes consumidos nos grandes centros urbanos, um é produzido em área de desmatamento ilegal. Os serviços de atendimento ao consumidor de supermercados podem informar qual a origem dos ingredientes e dos produtos que oferecem.

3 – Denuncie a venda de animais silvestres

Ao se deparar com a venda de animais silvestres, como araras e macaquinhos, chame a polícia! Os animais são retirados da Floresta, o que desequilibra o ecossistema existente. Além disto, são transportados em condições cruéis e grande parte morre no trajeto.

4 – Economize energia elétrica

Áreas de mata estão sendo perdidas para a construção de represas, para gerar energia elétrica. Isto enquanto, nas cidades, vemos uma profusão de aparelhos eletrônicos ligados por horas e horas. Será que precisamos de tanto?

5 – Ao fazer turismo ecológico, escolha hotéis e pousadas que respeitem a Natureza e a comunidade à sua volta

Conhecer a Floresta de perto é uma experiência fascinante. O turismo consciente, feito em equilíbrio com o ecossistema local, com cuidados como tratamento do esgoto gerado, correto encaminhamento de resíduos e lixo, controle de ruídos e respeito a comunidades locais, pode ser uma excelente fonte de renda para quem vive junto à mata, ao mesmo tempo em que a mantém de pé.

6 – Apoie quem protege a Floresta

Apoie iniciativas que atuem efetivamente na proteção da Floresta, como a ONG Greenpeace que envia pessoal próprio para filmar e documentar as agressões que a floresta está sofrendo ou a Fundação Amazonas Sustentável – FAS, que promove o desenvolvimento sustentável em unidades de conservação no Amazonas.

7 – Compre de iniciativas sustentáveis produtos florestais, como castanhas, frutos, sementes, arte e artesanato

Castanhas, frutos e sementes , entre outros produtos, extraídos de forma equilibrada, mantêm a floresta em pé, como o açaí, o cupuaçu e a jarina – o marfim vegetal. A própria arte e o artesanato da região geram renda para os que lá vivem e preservam a mata. 

8 – Manifeste sua preocupação

Manifeste sua opinião e sua preocupação com a situação das Florestas e acompanhe de perto o desempenho das autoridades na sua proteção.

9 – Use somente carvão legalizado

Para produzir carvão vegetal é necessário cortar e queimar muitas árvores. Compre apenas produtos com selo de fiscalização, que garantem uma origem controlada, em florestas plantadas e manejadas para este fim.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: