Skip to content

Fundo financia projetos de preservação da Caatinga

21/01/2015

27 abril 2011 às 19:00

Foto de Vander Gomes

Dia 28 de abril, é o dia oficial da Caatinga e podemos comemorar avanços em sua proteção. Por sua vegetação retorcida, de baixo porte e clima seco, a Caatinga ficou por muito tempo esquecida dos esforços de conservação ambiental. Contudo, ano passado, durante a I Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas, ICID , o governo federal anunciou a criação de um fundo específico para iniciativas que ajudem a cuidar bem da sua biodiversidade.

Ali, existem espécies únicas, adaptadas a duras condições locais e, desde fevereiro deste ano, o Ministério do Meio Ambiente, por meio de seu Fundo Nacional – FNMA, está selecionando projetos de combate à desertificação e ao desmatamento deste ambiente. A região sofre pressão, sobretudo, pela produção de carvão e lenha para as indústrias de cerâmica e gesso.

“Se os recursos florestais forem usados de forma sustentável, podem impulsionar o desenvolvimento econômico e socioambiental da região, evitar a desertificação e garantir a sobrevivência das populações sertanejas.”, aponta o órgão.

Cerca de 27 milhões de pessoas vivem, atualmente, na área original da Caatinga, sendo que 80% de seus ecossistemas originais já foram alterados, em um processo de ocupação que começou nos tempos do Brasil colônia. Embora pouco estudado até então, os dados mais atuais indicam uma grande riqueza natural, com 932 espécies de plantas, 148 de mamíferos e 510 de aves, por exemplo, sendo que muitas destas espécies ocorrem somente ali.

Para saber mais, acesse a página do Ministério do Meio Ambiente sobre este bioma.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: