Skip to content

Dia Mundial da Terra: ação ou celebração?

21/01/2015

22 abril 2011 às 6:30


Comunidade do Setor Daiana comemorando o “Dia Mundial da Terra” 22 de abril, com a Campanha do Lixo. Foto de Helena Bernardes

Será que podemos nos reconectar com a Natureza? O senador norte-americano, Gaylord Nelson, acreditou que sim, ao convocar, em 1970, o primeiro Dia da Terra em 22 de abril daquele ano.

A partir de 1990, outros países aderiram à data. Desde então, muitas manifestações acontecem neste dia, pedindo a proteção da vida no Planeta. Mas, é preciso resistir à tentação de apenas celebrarmos ou protestarmos sem olharmos para nossos próprios hábitos. Não vale ficar só na intenção e fala.

Esta é uma data para iniciarmos e mantermos ações concretas como: mutirões de limpeza, economia de água e energia, plantios de árvores, recuperação de solos, redução de resíduos não aproveitados, andarmos mais a pé ou de bicicleta… etc.

Hoje, já entendemos como tudo está interligado. Como as florestas geram a umidade e o ciclo de chuvas que mantêm nossa agricultura no Sudeste e Sul brasileiro. Como cada organismo vivo contribui para a existência das demais espécies e da própria atmosfera com temperatura e gases adequados para que a humanidade exista.

Somos parte de uma grade teia, de milhões e milhões de seres. Quanto mais entendermos isto e optarmos por uma ética do cuidado com tudo aquilo que vive, mais rápido construiremos as soluções para os desafios atuais.

O planeta nos nutre e nos mantém, com ciclos constantes que renovam o ar, o solo e as águas. Vamos ajudá-lo? Cada pessoa, no seu dia-a-dia, pode descobrir formas de se conectar aos ritmos naturais e aliviar a pressão que exerce sobre eles.

Conte-nos o que você vai fazer para celebrar esta data.

Para saber mais: http://www.earthday.org/ (em inglês)

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: