Skip to content

Carros coletivos. Vale a pena?

21/01/2015

18 fevereiro 2011 às 11:07

Manter um carro traz muita autonomia de ir e vir, mas também muitos gastos com IPVA, seguro, manutenção, estacionamento etc. Para quem não precisa de um veículo todos os dias, ou só o utiliza poucas horas por dia, uma solução cai como luva: carros coletivos!

O sistema começou na Europa e já se espalha pelo mundo, estando disponível também nos EUA, sob o nome de car sharing, carro compartilhado. Nele, as pessoas se associam e dividem o uso dos carros de uma frota coletiva. Podem pegar o veículo em um ponto e deixá-lo em outro, retirando e entregando o modelo onde for mais conveniente.

A diferença de uma simples locação é o custo, sobretudo, mas envolve também mais facilidade e agilidade para a utilização dos veículos. Cada associado escolhe um plano mensal, segundo o número de horas que utilizará. Isto também lhe dá direito a diárias já com combustível incluso e tarifas especiais para as horas menos procuradas. No Brasil, o sistema já reúne 300 pessoas na capital paulista e ajuda a reduzir a frota de carros presente na cidade.

A vantagem é grande: em Shanghai, na China, estima-se que cada carro compartilhado tire seis carros da rua; o sistema disponível em diversas cidades dos Estados Unidos e em Londres, retira das ruas entre 15 e 20 veículos particulares por carro coletivo. “Números expressivos de car sharing representam menos gente estacionando em vagas públicas e circulando”, afirma o cientista político e especialista em mobilidade sustentável Eric Britton, ementrevista ao IG.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: