Skip to content

Brasil quer ser potência florestal

21/01/2015

1 abril 2011 às 15:44

Um estudo coordenado pela Secretaria de Assuntos Estratégicos – SAE avalia que o Brasil pode ser transformado em uma ‘potência florestal’ no prazo de dez anos. Para isto, é preciso dobrar a área de florestas plantadas no País: de 6,7 milhões de hectares para 15 milhões.

Com isso, a participação dos produtos de origem florestal – de papel a painéis de madeira e resíduos para a produção de energia – no mercado internacional poderia mais do que triplicar, passando dos atuais US$ 7 bilhões, baseados sobretudo em celulose, para até US$ 25 bilhões.

O plano para este objetivo conta com a liberação de mais terras ocupadas atualmente pela pecuária de baixa produtividade, além de áreas já degradadas, que não são usadas para outro tipo de cultivo. A disponibilidade de terras poderia chegar a 70 milhões de hectares nos próximos anos, segundo os dados apurados pela SAE.

O Brasil tem a segunda maior área de floresta do planeta, perdendo no ranking mundial apenas para a Rússia. Mas suas florestas plantadas equivalem a menos da décima parte da área plantada na China. No território nacional, sua proporção não alcança 1%. O que demonstra a oportunidade de crescimento nesta direção.

O manejo sustentável de madeira serve também para gerar resíduos para fornos, substituindo fontes finitas como o diesel que alimenta as termoelétricas brasileiras.

Com informações de O Estado de São Paulo

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: