Skip to content

Biodigestores protegerão as águas do Piracicaba

21/01/2015

6 abril 2011 às 16:31

Como evitar que dejetos sólidos poluam as águas do planeta? Os biodigestores estão se firmando como solução para manter a água limpa e ainda gerar energia com o gás que produzem a partir de esgotos. Podem ser instalados desde em pequenas propriedades até em edifícios com centenas de unidades, servindo tanto para ambientes rurais como para urbanos. Por isto, foram escolhidos por uma iniciativa de proteção do rio Piracicaba, responsável pelo abastecimento da Região Metropolitana de Campinas e parte da Grande São Paulo.

No projeto, conduzido pela ONG Mata Ciliar, proprietários do entorno do rio que assinam o contrato de Produtores de Água – como Pedro Luiz Gomes, na foto com o documento em mãos – recebem a doação de um destes equipamentos. Neste caso, um modelo de fabricação brasileira em fibra de vidro reforçada, chamado de Better Box, aprovado pela Embrapa e financiado pela Petrobrás.

Nos biodigestores, o material sólido do esgoto é digerido por bactérias anaeróbicas e a água é filtrada para seu retorno à Natureza. Este sistema pode ser construído também com tijolos e ter o gás gerado na decomposição da matéria orgânica captado para uso doméstico ou industrial. Como, por exemplo, já faz a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: