Skip to content

A saúde do Planeta começa em você!

21/01/2015

13 maio 2011 às 12:00

Desenho de oficina ambiental realizada pela SVMA, na Capela do Socorro – SP,
publicado por Maria Calixta da Silva Costa

O primeiro meio ambiente que depende de nossas ações e escolhas é nosso próprio corpo. Dedicar-se a ele soa egoísta? Na realidade, como tudo está interligado, cuidar bem de nosso organismo é um excelente começo para solucionarmos a crise ambiental atual. Quer saber como?

Se buscarmos manter uma boa saúde, daremos prioridade a uma alimentação mais natural. Esta precisa de solos fortes e férteis, sem contaminações químicas e, também, água pura, livre de poluentes. Isso tudo depende de uma Natureza preservada e bem cuidada, com matas ciliares protegendo rios, riachos, lagos etc. e grande biodiversidade garantindo a renovação de micro e macronutrientes na terra. Bingo!

Da mesma forma, evitaremos poluição e substâncias tóxicas, seja no ar, na água e em tudo mais com que entrarmos em contato. Assim, nos preocuparemos com cada coisa que comprarmos e consumirmos, observando como foram produzidas, com que materiais, quais os seus impactos ambientais e sua destinação final. Não vamos querer continuar a descartar mais e mais ‘lixo’ e esgotos em nossa casa planetária, não é mesmo? Mas sim, estabelecer ciclos inteligentes de produção, reuso e reciclagem de toda matéria utilizada para nosso conforto.

Por fim, para estarmos em forma, ainda buscaremos exercícios físicos regulares.  Isto pode nos motivar a andar mais a pé, de bicicleta e a realizar atividades ao ar livre, que nos aproximem de espaços verdes e preservados. Ao frequentá-los, passamos a respeitá-los e protegê-los.

Resultado: ao partir de nós mesmos, contribuímos, diretamente, para o reequilíbrio da vida no Planeta. Experimente!

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: