Skip to content

Universidades e programas promovem a Cultura de Paz

20/01/2015

23 abril 2010 às 11:30

Imagem postada por Lincoln Sobral, integrante da ONG Mundo sem Guerras - MSG

Mudar uma cultura é um desafio e tanto. Mas a humanidade está buscando fazê-lo, trocando o hábito de resolver conflitos com lutas e guerras, pela resolução pacífica, com negociações e acordos. Claro que ainda há muito a avançar nesta mudança. Para se tornar real, ela precisa alcançar também cada indivíduo, cada pessoa. Quando nos sentimos feridos em nossa visão de mundo, qual a nossa reação mais comum? Sabemos resolver nossos conflitos, sem perdermos a calma? Observar, mais que julgar? Compreender mais do que nos impor? O que é de fato a Cultura de Paz?

Iniciativas pioneiras abriram espaços para este aprendizado, como a Unipaz, Universidade da Paz, lançada em 1987, pelo saudoso professor Pierre Weil e que se dedica a construir pontes sobre todas as fronteiras, contribuindo para a formação de uma nova consciência, como definem em seu site: http://www.unipaz.org.br/. A Unipaz está presente em seis países, onde oferece cursos, programas, projetos e atividades que abrangem várias áreas como saúde, educação, meio-ambiente e organizações.

São Paulo conta com uma iniciativa na mesma linha, a Umapaz – Universidade Livre do Meio Ambiente e de Cultura de Paz, lançada em 2006 pela Secretaria do Verde da cidade, com formações, especializações e oficinas práticas, para diversas idades, todas gratuitas.

Outro programa que se destaca na promoção da tolerância e não violência é o Pronasci – Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania , do Ministério da Justiça. Ele articula políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção e buscando atingir as causas que levam à violência. Ele está selecionando municípios para receber ações dirigidas a jovens em situação de risco social. Mais informações no Grupo Prêmios e Concursos.

* Imagem postada por Lincoln Sobral, integrante da ONG Mundo sem Guerras – MSG

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: