Skip to content

Tops do ano da energia solar

20/01/2015

27 dezembro 2010 às 9:53

Foto da Solar Impulse S/A

Cada dia, novas aplicações são inventadas para as placas que transformam a energia do Sol em eletricidade. Este mês, alternativas deste uso foram escolhidas como destaques de 2010 por editores da Discovery.

Integrou a seleção o avião solar, que fez seu vôo inaugural este ano, após 7 anos de pesquisa (foto acima). Alimentado por 12 mil células solares, o avião ficou no ar por 87 minutos, em uma altitude de 4000 pés no espaço aéreo da Suíça.

A segunda foram os apartamentos servidos com energia solar nas Twin Tower de Berlim. A fachada fotovoltaica cobre 426m2 de cada face Sul do edifício de 70m de altura e produz em torno de 25.000 kWh por ano, reduzindo a conta elétrica de seus moradores.

Em seguida, foi destacado o carrinho de tacos preparados com calor do sol, diretamente, em vez dos costumeiros fogões a gás ou a carvão. A invenção está em uso no México e se beneficia do clima quente do país.

A primeira posição da lista ficou com a viagem pela Arábia Saudita empreendida por Haidad Taleb, em uma cadeira de rodas solar. Taleb foi vítima de pólio aos 4 anos e desenvolveu sua cadeira ele próprio.

Ele contou com financiamento da Masdar, empresa líder do segmento de eletricidade naquele país, para fabricá-la. Ele utilizou sua viagem para ampliar o conhecimento geral sobre acessibilidade e sustentabilidade.

A seleção também apontou que a Igreja Católica deseja substituir o atual papa-móvel movido a gás, por um veículo movido por energia solar. Falta apenas acertar quem se oferece para desenvolver o novo modelo.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: