Skip to content

Tecnologias limpas estão em franco crescimento

20/01/2015

18 agosto 2010 às 17:30

A energia convencional à base de fontes como petróleo e carvão se tornará cada vez mais cara, conforme os custos da poluição gerada sejam incorporados ao seu preço. Há uma corrida global para criar alternativas limpas de larga escala, e os países que tiverem mais sucesso neste campo terão autonomia e vantagens significativas sobre os demais. O mercado financeiro já acordou para essa realidade e aumenta o capital direcionado para esse setor.

Uma pesquisa da consultoria norte-americana Norton Rose comprovou que os investimentos neste campo estão em significativo crescimento. Os Estados Unidos foram identificados pela pesquisa como o maior beneficiário dos investimentos de private equity (capitais privados) em tecnologias limpas, sendo a opção de cerca de 43% dos investidores questionados. A América Latina obteve apenas 1,4% das escolhas entre os investidores e 2,4% entre as empresas de tecnologias limpas. A Europa é vista como a maior fonte de incentivos financeiros para o setor.

Os principais fatores que levam os investidores em tecnologias limpas a decidirem por uma determinada região são: apoio governamental e estímulo financeiro relacionado (44,8%), competência renomada do setor ou inovação (20,8%), créditos tributários e outros incentivos financeiros (11,8%).

Para investir em uma determinada tecnologia, 60% dos investidores apontaram indicadores ligados ao sucesso financeiro como principal motivador. A maioria dos investidores questionados (46,2%) indicou preferência por tecnologias na fase de expansão, seguida por 26,5% que selecionaram tecnologias estabelecidas, 19,3% que optaram por estágio inicial de desenvolvimento e apenas 6,1% se sentem mais atraídos por tecnologias de risco/start-ups.

Durante o primeiro semestre de 2010, US$ 4,04 bilhões em capital de risco foram investidos em empresas de tecnologias verdes, demonstrou o Cleantech Group e a consultoria Deloitte em uma análise preliminar.
Os países asiáticos têm se destacado no cenário mundial de tecnologias limpas, com especialistas acreditando que, muito em breve, a China se tornará a líder mundial no setor.
Com informações da Carbono Brasil/Envolverde.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: