Skip to content

Soluções criativas

20/01/2015

5 maio 2010 às 9:30

Foto postada por Josete, de casa construída com PET

Geramos muita bagunça no planeta é verdade. Mas podemos resolver, com criatividade e disposição. Muita gente está com as mãos na massa, inovando na utilização de materiais, antes encaminhados para lixões ou aterros, onde passariam centenas de anos até se transformarem em uma massa disforme e tóxica. Como as pessoas da foto que fizeram uma casa inteira com paredes de pets usadas, preenchidas com areia, divulgada na comunidade por Josete.

Uma área usada como depósito de lixo fica inutilizada para sempre para moradias ou agricultura. Ainda por cima, traz riscos de saúde se não for muito bem vigiada e cuidada. Empilhar e enterrar materiais orgânicos e recicláveis, tudo junto, é na verdade um grande desperdício! Os caminhos para extinguir esta prática estão se pavimentando, tanto na esfera pública, quanto junto aos setores produtivo e consumidor que, a cada dia, adotam atitudes mais inteligentes e rentáveis.

Iniciativas pioneiras estão mostrando como re-encaminhar ao próprio ciclo produtivo materiais antes considerados lixo. Uma das experiências mais interessantes neste campo é uma Ilha de Reciclagem, montada por uma grande indústria automobilística.

Com um galpão construído especialmente para isto, ela separa perto de 20 mil toneladas de madeira, papel e papelão, chapas de aço, cavaco de ferro fundido, plástico, isopor, lâmpadas fluorescentes e outros materiais que sobram da montagem dos carros. Com a instalação, consegue material em quantidade adequada para a revenda a indústrias.

Alguns dos materiais são reaproveitados ali mesmo, como no caso do isopor. A empresa investiu em uma máquina recicladora que o condensa e transforma em matéria-prima para novos objetos. Esta iniciativa foi destacada no boletim do Instituto Ethos de Responsabilidade Empresarial.

E você? Conhece alguma boa solução para os resíduos que geramos?

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: