Skip to content

RJ apresenta ônibus que não polui

20/01/2015

12 julho 2010 às 11:30

Pesquisadores do Rio de Janeiro apresentaram um ônibus que não polui o meio ambiente e com tecnologia 100% brasileira. Ele funciona com baterias e cilindros de hidrogênio. Ele pode ser carregado na eletricidade e usa também o hidrogênio combustível. Assim, pode rodar até 300 km sem parar para abastecer.

O ônibus tem uma espécie de pilha que faz o motor funcionar. Nela, entram o hidrogênio e o oxigênio da atmosfera. Do processo, resultam energia elétrica e vapor d’água.

“O hidrogênio é um combustível não poluente e que pode ser produzido a partir de várias fontes, ao contrário do petróleo que utilizamos hoje”, explicou o professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ –, Paulo Miranda.

Cinco países, além do Brasil, pesquisam essa mistura de fontes de energia para o transporte. Os veículos estrangeiros soltam vapor pelo escapamento. No modelo criado com tecnologia brasileira, o vapor é aproveitado: vira água e contribui para o funcionamento do sistema.

O ônibus faz parte de um projeto para criar no Rio um transporte coletivo que não polua o meio ambiente, até a Copa de 2014. Mais no site do Centro de Pesquisa da universidade.

Com informações do Jornal Nacional.

 

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: