Skip to content

Reduza a pegada ecológica de suas viagens!

20/01/2015

6 dezembro 2010 às 9:00

As férias escolares estão chegando e muitas famílias se preparam para merecidas viagens de fim de ano. Um descanso na praia, uma visita a parentes distantes, relaxar nas montanhas… vários motivos nos convidam a viajar. Quer fazer isto de um jeito bem inteligente? Bastam alguns cuidados para que nosso lazer agrave menos os problemas ambientais atuais.

Escolha, para o seu caso, quais as dicas que você pode adotar para minimizar os impactos de sua viagem.

  1. Gaste menos combustível

Prefira transportes com menor consumo de combustível fóssil, o principal responsável pelo aquecimento global. Entre o avião e o carro, prefira o carro. Entre o carro e o ônibus, fique com o último. Entre gasolina ou álcool, abasteça com álcool – menos poluente e de fonte renovável. E aproveite os dias livres para andar de bicicleta e a pé.

  1. Mantenha o carro bem regulado e pneus calibrados.

Um motor mal regulado consome mais combustível e polui mais o ar. Dirija sempre de modo suave. Evite grandes arrancadas, aceleradas ou freadas, que elevam o consumo de combustível.
Não acelere em ponto morto. Calibre regularmente os pneus de seu carro. Pneus com pressão apenas uma libra abaixo do recomendado podem provocar um aumento de consumo de até 2%.
Nas estradas, mantenha uma velocidade média, entre 80 e 110km/h. Variar muito a velocidade ou mantê-la muito alta consome mais combustível. Andar com o ar-condicionado ligado pode consumir até 5% mais combustível. Só utilize-o se realmente for necessário.

  1. Escolha pousadas e hotéis com política séria de responsabilidade socioambiental

Isto é, que preservem seu entorno, utilizem mão de obra local, dêem destinação correta para seus resíduos, tratem seu esgoto e águas servidas etc.

Ao ficar em hotéis e pousadas, evite a troca diária de toalhas de banho, usando-as enquanto ainda estiverem limpas. Isto ajuda a economizar água e energia da lavagem.

  1. Use água, energia, alimentos, papéis etc. com consciência

Não é por se estar fora de casa que devemos abrir espaço para desperdícios. Use todo recurso com cuidado e responsabilidade.

Ao viajar, tire os aparelhos eletrônicos das tomadas – o stand by gasta uma energia significativa ao ficar dias ligados.

Apague a luz ao sair dos ambientes e não deixe sua TV ou rádio ligados só por hábito, sem ninguém prestar atenção a sua programação.

  1. Respeite os costumes dos lugares visitados, prestigie a cultura e a economia locais

Tire apenas fotos, deixe apenas pegadas. Não compre plantas e animais silvestres. Recolha todo o lixo que gerar e deposite-o em lugar apropriado.

  1. Calcule as suas emissões de CO2 e apóie projetos de reflorestamento e plantio de espécies nativas para compensá-las.

Várias ‘calculadoras verdes’ podem ser encontradas na Internet para realizar o cálculo. A mais conhecida é a do site: My Footprint (Minha pegada ecológica) – http://www.myfootprint.org/.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: