Skip to content

Ondas geram eletricidade em Portugal

20/01/2015

20 janeiro 2011 às 11:59

O mar tem um movimento contínuo, fonte inesgotável de energia. Nisto apostou a empresa escocesa Pelamis Wave Power, que desenvolveu um equipamento capaz de aproveitar a força das marés para gerar eletricidade.

Após duas décadas de pesquisas e testes no Instituto Técnico de Lisboa, a empresa portuguesa de energia Enersis escolheu os equipamentos da Pelamis para gerar 2.25 MGW para o sistema elétrico residencial português.

“De todas as variedades de energia renovável, talvez o aproveitamento das ondas seja o único onde Portugal tenha um futuro real”, declarou Rui Barros, diretor de novos projetos da Enersis.  A posição geográfica do país lhe dá acesso a maior extensão e intensidade de ondas do Atlântico e espera-se que este ramo de atividade represente até 30% do PIB português em 2050.

Três estruturas cilíndricas flutuadoras estão em operação desde 2008 no norte de Portugal, no Parque de Ondas da Aguçadora, ao custo de fabricação e instalação de 8,5 milhões de euros. Cada uma delas mede 142 metros de comprimento, tem 3,5 metros de diâmetro e pesa 700 toneladas.

A segunda fase do projeto da empresa EDP Energias de Portugal prevê, ao custo de 70 milhões de euros, a instalação de 25 pilamis para gerar 21 megawatts, o bastante para suprir uma cidade de 250 mil habitantes. A fase final do projeto, se algum dia vier a se concretizar, prevê investimentos de 1,1 bilhão de euros para instalar um parque de ondas com capacidade de 525 megawatts, para gerar energia a 5 milhões de pessoas, segundoinformou Peter Moon, repórter especial da Época, em sua coluna No Mundo da Lua.

Com informações de Alternative Energy

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: