Skip to content

O futuro está em cada escolha que realizamos

20/01/2015

2 novembro 2010 às 8:30

oto de Carlos A de Macedo

Que futuro teremos? Formaremos um mundo onde soluções locais predominam, sustentando um bom equilíbrio social, ambiental e econômico em cada região? Ou teremos um mundo aceleradamente globalizado, onde se tira matérias-primas de um lado, para prover outros e se espalha descartes pelo Planeta sem responsabilidade e sem se importar em realizar trocas justas entre todos os envolvidos? Onde alguns padecem na escassez e outros se perdem em excessos?

A humanidade está diante de uma oportunidade ímpar de abandonar antigos modelos de disputa e competição e abraçar um convívio fraterno, onde as diferenças são acolhidas e respeitadas e as pessoas se respeitem e se cuidem mutuamente. “Podemos migrar do individualismo competitivo para um convívio solidário, onde o bem comum e a ética pautem cada atitude”, defendeu Giuliana Galli, durante sua apresentação no VIII Fórum de Mídia e Proteção à Natureza, promovido pela organização italiana GreenAccord, de 13 a 16 de outubro, em Cuneo, na Província de Piemonte.

Galli, vice-presidente da Companhia de São Paulo, um fundação dedicada ao progresso social, lembrou as bases dos direitos humanos como o melhor caminho para solucionarmos os desafios atuais. Sua Companhia financia projetos de centenas de milhões de euro, mas Giuliana lembra: “quem quer ajuda tem um papel tão importante quanto quem fornece os recursos; os projetos devem ser coerentes com os valores humanos, o desenvolvimento sustentável e a legislação existente”. Foto de Adrian Gilardon.

Buscando promover este convívio mais solidário e colaborativo, o GreenAccord apoiou um grupo de jovens no percurso do Caminho de Santiago, experiência registrada no vídeo a seguir:

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: