Skip to content

Natal Sustentável

20/01/2015

7 dezembro 2010 às 10:00

Dar e receber presentes é um grande prazer, celebrado em muitas datas e culturas em todo o mundo. A principal delas, no Ocidente, é o Natal, data que cria muita alegria, mas também deixa um rastro ambiental intenso, que provocará muita dor de cabeça num curto espaço de tempo. Que tal, então, inovar este ano e abraçar atitudes sustentáveis nesta comemoração?

O primeiro passo é quanto à escolha dos presentes. Muita gente pode ter um excesso de objetos em casa e dar um serviço pode ser uma excelente opção. Uma massagem relaxante, um tratamento em um spa, uma diária em um hotel bacana, um mapa astral com um profissional competente… Há muitas ideias que podem satisfazer e, além de poupar a fabricação e descarte de embalagens e produtos, distribuir renda!

Vai mesmo comprar um presente? Escolha então produtos fabricados com critérios socioambientais firmes: valorizando a mão de obra e com cuidados ambientais necessários. Duráveis e reparáveis para não virarem sucata logo. Sem elementos tóxicos e com pouca mistura de materiais: são mais fáceis de reciclar. Vai dar um produto que precisa de pilha? Adicione então um kit com pilhas recarregáveis e o próprio recarregador. Assim, evita que mais pilhas sejam despejadas em lixões e aterros.

Produtos da China? Evite. A China ainda é hoje o maior emissor de gases poluentes e uma ditadura que mantém seu povo em duras condições de trabalho. Além do que, produtos importados impactam muito mais o planeta por serem transportados por longas distâncias.

Uma atitude criativa é fazer o presente! Pode ser montar um álbum bem bolado com fotos de momentos queridos; utilizar algum talento que possua em artes plásticas, música, poesia… Um presente assim personalizado pode tocar fundo um coração.

Gaste apenas na medida das suas possibilidades. Uma economia forte e sadia é parte importante de uma Sociedade Sustentável.

Escolhidos os presentes, cuide para que a embalagem também seja bem inteligente. Útil ou de baixo impacto ambiental. Na hora de abrir os presentes, muita coisa pode ser separada para reciclagem. Mesmo o isopor, que dispõe de poucas iniciativas de reaproveitamento, pode ser encaminhado aos centros de triagem junto com os materiais plásticos, já que se trata de uma resina plástica expandida.

Inove também na decoração. Enfeitar árvores era uma tradição para agradecer a Natureza pelos frutos, castanhas, nozes e lenha que estas doavam para o conforto humano. Enfeitar uma árvore sintética, com outros produtos artificiais, é uma ilusão que sai caro para o planeta em gasto de energia e geração de lixo não reciclável. Procure sua própria forma de agradecer à Natureza e enfeitar sua casa nesta data, evitando agravara crise ambiental atual.

Enfim, faça uma ceia sustentável, com alimentos frescos e orgânicos, evitando espécies sob risco de extinção como o bacalhau, por exemplo. Prepare o suficiente, sem desperdícios. Evite o uso de descartáveis. Eles são fabricados a partir do petróleo, transportados por longas distâncias até chegar aos mercados e não há quem os recicle, pois este aproveitamento sai mais caro que fabricar descartáveis novos.

Celebre com consciência e capricho, lembrando que o mais valioso são os sorrisos, abraços e o carinho entre todos.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: