Skip to content

Lições aprendidas com a Amazônia

20/01/2015

14 outubro 2010 às 10:00

Virgílio Viana, superintendente da Fundação Amazonas Sustentável reuniu experiências bem sucedidas de desenvolvimento com a floresta em pé em um livro, publicado em conjunto com o IIED – International Institute for Environment and Development (Instituto Internacional para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento).
De 2000 a 2002, o professor Viana trabalhou com este Instituto para estudar opções de desenvolvimento favoráveis à conservação da floresta. Em seguida, Virgílio foi indicado Secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável pelo governo do Amazonas. Esta foi a oportunidade para que o estudioso aplicasse no cotidiano as opções destacadas por serem cientificamente embasadas, simples de entender e atrativas para públicos diversos.
Uma das iniciativas colocadas em prática foi o Bolsa Floresta, que remunera as famílias que aderem ao compromisso de não desmatar ou realizar queimadas em suas terras. Este programa é a base da atuação da Fundação, lançada em final de 2007 com uma doação de R$ 20 milhões pelo Bradesco para sua criação, em parceria com o Governo do Amazonas.
A adesão ao Bolsa Floresta envolve as famílias em encontros e diálogos onde planejam como cuidar da floresta e melhorar, ao mesmo tempo, sua qualidade de vida. O programa incentiva as famílias a formar associações e cooperativas, ganhando direito ao Bolsa Associação; e a pensar coletivamente os caminhos de suas comunidades, contando também com as Bolsa Floresta Renda e Bolsa Floresta Social.

O livro, destacado pela revista britânica The Economist, traz esta e outras experiências e fehca com uma proposta de um Projeto Nacional para a Amazônia. A obra pode ser
baixada gratuitamente aqui
(por enquanto, apenas em inglês).

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: