Skip to content

INPE e MMA criam Sistema de Alerta de Secas

20/01/2015

1 setembro 2010 às 12:30

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), Gilberto Câmara, assinaram um acordo para a criação do Sistema de Alerta Precoce de Secas e Desertificação (SAP).

Com ele, o Governo Federal terá informações precisas para prever períodos de seca no semiárido brasileiro. Além disso, o sistema ajudará na compreensão de situações futuras provocadas pelas mudanças climáticas. “Esse monitoramento vai permitir que haja uma antecipação nas ações contra a desertificação, e não esperar acontecerem os problemas para depois agir”, argumentou Izabella Teixeira.

O primeiro ano será dedicado à formação do banco de dados estatísticos e meteorológicos de sensoriamento por satélite. Este reunirá informações que ampliaram a percepção dos danos em regiões afetadas e o conhecimento e avaliação dos efeitos da seca e desertificação. Estas, por sua vez, orientarão a construção de políticas públicas integradas, em conjunto com a sociedade, para enfrentar a degradação das terras nas regiões mais secas do País.

“Não só não conseguimos melhorar as antigas áreas de desertificação, como outras surgiram. Então, temos de fazer, temos de mudar. Com essa nova ferramenta, teremos dados para reorientar as políticas públicas. O tema da desertificação não pode chegar ao próximo governo de forma fragmentada e esse é o novo desafio”, concluiu Izabella Teixeira, conforme reportagem de Rogério Ippoliti do Ministério do Meio Ambiente.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: