Skip to content

IBGE mapeia uso de terra no Brasil

20/01/2015

28 dezembro 2010 às 11:25

Que áreas ocupam o extrativismo, a mineração, as monoculturas … no território brasileiro? Isto agora pode ser conferido através do primeiro mapa de Utilização e Uso da Terra no Brasil, lançado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O mapa é apresentado na escala 1:5.000.000, em que cada centímetro corresponde a 50 quilômetros de território, e pode ser acessado no site do IBGE, por meio do linkftp://geoftp.ibge.gov.br/mapas/tematicos/mapas_murais

Ela transforma em imagem os dados do último Censo Agropecuário, realizado em 2006, e revela dados sobre a história e as tendências de ocupação do solo nacional.  Através dele, vê-se que a lavoura temporária se organiza desde o Sul, estende-se pelo Sudeste e entra no Norte, com a abertura de frentes de ocupação mais recentes. Também é possível constatar o crescimento da pastagem plantada no Centro-Oeste, onde, desde 1985, vem substituindo a pastagem natural.

O novo mapa do IBGE mostra ainda a importância do extrativismo vegetal na Região Norte, onde, apesar dos desmatamentos, a cobertura florestal representa a maior reserva de biodiversidade do mundo. Já o Nordeste se destaca pela grande diversidade de usos agrícolas e extrativos.

Com informações da Fapesp

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: