Skip to content

Governo deve investir R$ 1,5 bi em coleta seletiva e fim de lixões

20/01/2015

10 agosto 2010 às 19:30

Os resíduos que geramos são um dos principais problemas ambientais que enfrentamos. Acostumamo-nos a chamá-los de ‘lixo’, amarrá-los em plásticos, depositá-los na rua para a coleta e pronto. Como se isto os fizesse desaparecer.

Mas a verdade é que o destino destes resíduos ainda é um grande desafio. Por anos, eles foram simplesmente amontoados em terrenos afastados, nos mal cheirosos lixões. Onde se tem um pouco mais de cuidado, eles são compactados e cobertos por terra, formando verdadeiros morros instáveis, que desmontam mesmo anos depois de estarem quietos e cobertos por vegetação. Como vimos no terrível e triste recente acidente no Rio de Janeiro.

É preciso cuidar melhor destes resíduos. Gerá-los em menor quantidade. Reaproveitá-los e reprocessá-los em novos artigos que possam nos servir, ou separar suas matérias primas para fabricação de novos objetos, ou dos mesmos até. Ainda termos lixões em pleno Século 21 é inacreditável! E o governo brasileiro resolveu arregaçar as mangas e mudar esta realidade.

Em solenidade em Brasília na semana passada, quando finalmente sancionada a Política Nacional de Resíduos Sólidos retida por mais de 10 anos no Congresso Nacional, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira anunciou investimentos de R$ 1,5 bilhão de reais em projetos de tratamento de resíduos sólidos, na substituição de lixões e implantação da coleta seletiva e no financiamento de cooperativas de catadores.

Com esta resolução, planta-se a semente de um novo Brasil, limpo, belo, sadio e eficaz na utilização dos recursos fornecidos por nossa rica e abundante Natureza! Vamos acompanhar e celebrar cada novo equipamento de reciclagem instalado, cooperativa formada e saquinho de ‘lixo’ que vai para um destino inteligente e ecoeficiente!

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: