Skip to content

Florestas protegem cultivos e plantios vizinhos

20/01/2015

16 novembro 2010 às 11:00

Uma mata próxima da lavoura é um problema? A Fazenda Conquista, em Alfenas (MG), está mostrando que não. Os animais e insetos da mata estão ajudando no controle de pragas e ameaças aos cultivos dos agricultores.

“…Com a biodiversidade, você cria um ambiente favorável, com insetos e animais que realizam uma espécie de manejo ecológico. … Se houver tatus na área, por exemplo, a população da cigarra que ataca a raiz do pé de café é controlada naturalmente”, explica Washington Luiz Alves Rodrigues, dirigente do grupo que gerencia a fazenda.

“Percebi que em determinados locais, por causa da mata, a umidade aumentou”, diz o produtor Virgolino Adriano Muniz, da Fazenda das Almas, em Cabo Verde (MG). “Nessas áreas, a infiltração da água de chuva no solo é maior, o que ajuda a abastecer o lençol freático. Além disso, com o solo protegido, não há risco de enxurradas e erosão”, observa.

Na Usina São Francisco, de Sertãozinho (SP), o Projeto Cana Verde conseguiu aumentar sua produção em 25% quando a transformou em orgânica. Para isto, formou ilhas de biodiversidade, integrando áreas nativas a áreas cultivadas, de forma a garantir o equilíbrio do ambiente. Em pouco mais de 20 anos, houve retorno de dezenas de espécies animais, algumas quase extintas na região. Com o retorno da biodiversidade, a natureza responde. “…Hoje, o canavial é cheio de insetos, mas não há danos à lavoura”, diz o diretor-agrícola da São Francisco, Leontino Balbo Júnior.

O mesmo acontece na Fazenda Recanto, em Machado, MG, onde insetos tidos como praga preferem viver nas matas vizinhas, a se alimentar da lavoura.

Confira mais exemplos de aliança entre florestas e campos agrícolas em matéria especial de Fernanda Yoneya e Leandro Costa, do O Estado de S. Paulo

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: