Skip to content

Consumidores são movidos pelos valores de seu tempo

20/01/2015

25 junho 2010 às 5:00

Quem poderia prever o interesse por alimentos orgânicos, painéis solares, lâmpadas econômicas, papel não clareado por cloro, algumas décadas atrás? Algumas empresas o fizeram e hoje lucram, liderando em setores que não param de crescer.

Elas foram capazes de prever as pressões que surgiriam sobre os recursos naturais e o risco de seu esgotamento. Ao antecipar essa tendência, estabeleceram negócios prósperos e lucrativos, investindo nas soluções, usando rendimentos obtidos ainda nos modelos tradicionais de produção.

“Consumidores são movidos em suas decisões de compra pelos valores de seu tempo”, explica Ricardo Voltolini, editor da revista Ideia Socioambiental, em artigo para o Instituto Akatu de Consumo Responsável. “O tempo atual é de valorização de produtos saudáveis e sustentáveis”, complementa Voltolini.

Ele cita o futurólogo John Naisbitt, célebre autor do ‘best seller’ Megatrends (1982), para destacar que não é preciso estar sempre certo. Ousar e escolher a inovação, distinguindo tendências de modismos é um bom caminho para um desenvolvimento sustentável. Ele ainda destaca do pensamento de Naisbitt que a resistência à mudança diminuirá se os benefícios forem reais e que não se obtêm resultados resolvendo problemas, mas sim explorando oportunidades.

Suas declarações reforçam a importância da decisão de compra de cada um de nós. Aquilo que escolhemos é o que cresce e se fortalece. Assim, ao consumir é preciso pensar: de onde vem o que estou comprando? Como foi produzido? Que tipo de resíduo vai deixar para o planeta? Quanto mais escolhas conscientes fazemos, mais ajudamos nas soluções dos desafios atuais.

Foto de Roseli Tavares

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: