Skip to content

Castanha movimenta economia em pequenas cidades européias

20/01/2015

10 novembro 2010 às 11:00

Foto da Fiera Nazionale Del Marrone – Cuneo, Itália
http://www.marrone.net/
O Outono chega na Europa e como por aqui temos nossas festas juninas, por lá eles têm seus festivais com música, dança e uma culinária típica para aquecer os corpos e corações antes da chegada do inverno. A Natureza é a mestra destas festividades oferecendo delícias como o pinhão, no Brasil, e a castanha marrom, na Europa.

A fartura deste produto é tanta que, na Itália, por exemplo, na região de Cuneo, elas são assadas em grande panelões de metal, sobre fogueiras acesas durante feiras populares de rua. Em movimentos ritmados, são jogadas para cima e estalam até estar no ponto para serem consumidas ali mesmo, quentinhas e macias. A lenha vem de madeira certificada e de reaproveitamento de sobras de obras, móveis velhos etc.

As castanhas também são usadas em tortas, bolos, bolachas e no irresistível marrom glacê, feito com as maiores e mais bonitas, cozidas e cobertas por açúcar perfumado com baunilha, na forma mais tradicional.

As feiras aproveitam para escoar outros produtos locais, onde a presença de artigos orgânicos é cada vez maior. Antigas tradições são lembradas, como as rodas de pedra para moer o milho, introduzido na Itália por espanhóis, após a invasão e domínio das Américas e usado para a famosa polenta ou para alimentar os animais. No Sul da Itália, sementes crioulas ainda são preservadas e é possível encontrar milhos de diferentes tonalidades:

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: