Skip to content

Brasil é líder em combustíveis de fontes renováveis

20/01/2015

27 maio 2010 às 13:00

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, do Ministério da Ciência e Tecnologia, MCT criou uma linha de R$ 15 milhões para financiar pesquisas relacionadas à cadeia produtiva de biodiesel.

Os recursos vêm do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico e estarão divididos em duas linhas: uma de melhoria na produção e qualidade do combustível; outra de recuperação ambiental a partir do cultivo de oleaginosas endêmicas (isto é, plantas de onde se extrai óleo e que só crescem em uma determinada região do País) e não-convencionais como fonte de matéria-prima para produção.

O Brasil já é líder internacional na produção de álcool combustível e desponta também como o país mais preparado e com melhores condições naturais para tomar a frente também na produção de biodiesel. O dilema se os cultivos para produção de combustível podem encarecer os alimentos foi respondido por estudos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, provando que o País dispõe de 90 milhões de hectares para incorporar à agricultura, sem derrubar matas nativas.

O secretário-executivo da Comissão Interministerial sobre Mudanças Climáticas no Brasil, José Domingos Gonzáles Miguez, considera a produção de biocombustíveis estratégica para a auto-suficiência da matriz energética do Brasil e para a expansão comercial das nações em desenvolvimento .

Com informações dos Ministérios da Ciência e Tecnologia e da Agricultura.

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: