Skip to content

Biocombustível mais limpo

20/01/2015

16 dezembro 2010 às 5:30

Pesquisador holandês aponta que, num futuro próximo, novas tecnologias, geradas em áreas como biotecnologia e genômica, permitirão eliminar ou transformar nas próprias usinas de etanol, os poluentes emitidos no processo de sua fabricação. Hoje, este processo ainda resulta em uma série de resíduos tóxicos, que podem causar danos sérios se lançados no meio ambiente.

Esta previsão foi feita pelo professor Bram Brouwer, da Universidade Livre de Amsterdã e cientista-chefe da Bio-base Ecologically Balanced Sustainable Industrial Chemistry (Be-Basic).“Estamos aprendendo como as indústrias de biocombustíveis, de química fina e de novos materiais podem diminuir a geração de poluentes ou convertê-los em novos produtos. Mas são tecnologias que levarão pelo menos de cinco a dez anos para serem desenvolvidas”, disse no Workshop on Environmental, Social and Economic Impact of Biofuels, realizado pelo programa FAPESP de Pesquisa em Bionergia (BIOEN) e pelo Be-Basic.

O Be-Basic é um consórcio público-privado formado pelas principais universidades, instituições de pesquisa e indústrias holandesas e voltado para o desenvolvimento de novas tecnologias para produção de bioquímicos, biomateriais e biocombustíveis. Uma das tecnologias que estão sendo estudadas no âmbito do Be-Basic é o desenvolvimento de biocatalisadores (aceleradores de reação biológicos), como microrganismos e enzimas.

Com informações da Fapesp

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: