Skip to content

Agricultura intensiva, com agrotóxicos, ajudaria o clima?

20/01/2015

30 junho 2010 às 13:00

Um estudo da Instituição Carnegie de Washington, em Palo Alto, Califórnia, conseguiu mostrar que a agricultura intensiva – aquela que usa fertilizantes e defensivos químicos, os chamados agrotóxicos – conseguiu capturar o equivalente a 600 bilhões de toneladas de CO2 da atmosfera – cerca de um terço de toda a emissão de gases do efeito estufa entre 1850 e 2005.

Além disso, evitou o desmatamento para a produção de lavouras, ao aumentar o rendimento delas na mesma área já ocupada.

Este resultado levantou a polêmica: vale a pena então usar agrotóxicos para ajudar na manutenção do clima?

Helmut Haberl, que estuda o efeito da agricultura sobre recursos globais na Universidade Klagenfurt, em Viena (Áustria), afirmou que o estudo é impressionante e bem conduzido.

Mas salienta que ele não leva em conta fatores negativos da agricultura intensiva, como degradação do solo, perda de biodiversidade, efeitos tóxicos de pesticidas sobre os agricultores e o sofrimento dos animais.

David Pimentel, da Universidade Cornell, em Nova York, uma autoridade em agricultura orgânica, também questiona as conclusões do estudo. Ele lembra um experimento de 22 anos conduzido por sua equipe que comprovou que o rendimento de produções de milho e soja orgânicos é equivalente ao da agricultura convencional, mas consome 30% menos energia de combustíveis fósseis, ao mesmo tempo em que dobra a quantidade de carbono no solo.

Pimentel também afirma ter demonstrado que a produção orgânica na Indonésia e na Índia consome muito menos energia por caloria de arroz ou milho produzido do que a produção intensiva desses produtos nos Estados Unidos.

Com dados da Folha.com

Anúncios

From → Uncategorized

Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: